top of page

TRANSPARÊNCIA E SURPRESA: VEREADORES POR UM DIA VIVEM PRIMEIRO DIA DE EXPERIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL.

  • Foto do escritor: Marília Rufino
    Marília Rufino
  • 16 de nov.
  • 4 min de leitura

O projeto Vereador por Um Dia abriu nesta última sexta-feira (14/11) as portas da Câmara Municipal de Moreno para os cidadãos Rony Cunha e Carlos Oliveira, eleitos pela votação popular para vivenciarem de perto a rotina do mandato da Vereadora Marília Rufino.


ree

A primeira impressão dos participantes sobre a rotina legislativa foi de espanto com a intensidade do trabalho. Longe da imagem bucólica que muitos cidadãos têm do parlamento, o dia a dia revelou-se altamente dinâmico e exigente.

O jovem Rony Cunha foi categórico ao admitir a surpresa, confessando que esperava uma rotina mais tranquila:

 Eu tô achando bem corrido. Inclusive, eu achei que seria bem mais "mamão com açúcar", uma conversinha, mas aí não. A gente tá botando a mão na massa, para funcionar mesmo. - destacou Rony.
RONY FALA SOBRE SUAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Já Carlos, que estava na Câmara pela primeira vez, partilhou do mesmo sentimento. Embora tenha classificado a experiência como "uma sensação incrível", sua visão sobre o trabalho político foi desmistificada pelo volume de serviço. Ele confessou: "não imaginava que era tanta demanda, não imaginava que era coisa muito burocrática". O aprendizado prático, contudo, fez com que Carlos concluísse que o dia a dia estava sendo "bem proveitoso" e uma rica fonte de conhecimento.

 É minha primeira vez aqui no gabinete, na Câmara, na verdade, né? E tá sendo uma sensação incrível. Conheci bastante coisa, não imaginava que era tanta demanda, não imaginava que era coisa muito burocrática. E tá sendo uma experiência incrível, tô gostando bastante.
CARLOS RESUME SEU PRIMEIRO DIA COMO ALGO INCRÍVEL

ree

CONHECIMENTO LEGISLATIVO E AÇÃO DIRETA


A experiência do projeto "Vereador por Um Dia" vai muito além da simples visita; ela representa um passo fundamental na aproximação entre a população e a Vereadora Marília Rufino. Ao abrir as portas do gabinete, a parlamentar não apenas demonstrou transparência em seu mandato, mas também estabeleceu um "elo" direto, na visão dos participantes, mostrando que a sua atuação é um reflexo autêntico dos interesses do povo. Essa vivência prática, onde os cidadãos sentem na pele o ritmo "bem corrido" e a ação direta do gabinete, consolida a imagem da vereadora como a "representatividade do povo" e a voz que transforma a demanda popular em resultados concretos, reforçando a confiança na política local.


ree

A imersão prática na rotina proporcionou a ambos os "vereadores por um dia" um "conhecimento legislativo" que Rony Cunha considera "vital" para a cidadania, mas que está frequentemente "longe da realidade da população". Essa filosofia de trabalho foi amplamente elogiada por Carlos Oliveira, que considerou a iniciativa "bem legal" e "inovadora". Ele chegou a acreditar que a Vereadora Marília Rufino é a "primeira vereadora a fazer isso", mostrando a rotina, os encaminhamentos e "os ofícios, tudo que é pedido pela população morenense". Essa transparência e ação imediata refletem o compromisso do mandato com a celeridade das demandas.


UM MANDATO QUE É A VOZ DO POVO


Para Rony Cunha, a função da Vereadora Marília Rufino transcende o papel tradicional do Legislativo, configurando-a como a "voz do povo" e a "representatividade do povo" na cidade. Ele compreendeu que a parlamentar funciona como o "elo" que traduz a "demanda popular em uma 'visão mais técnica'" para que as secretarias possam agir. Essa mediação direta garante que a população receba um "feedback" ou uma resposta.

"Eu vejo que Marília ela é a voz, é a representatividade do povo para que o povo entenda que o legislativo é isso", afirmou Rony.

Ao final de sua experiência, Rony classificou o gabinete como um espaço "com as portas abertas", que é "feito para a população" e está ativamente "transformando a população". Ele reforçou que a iniciativa de abrir o mandato para os cidadãos é uma "pegada boa" para desmistificar o trabalho legislativo, garantindo que o povo se sinta parte do processo.


AÇÃO CONCRETA: SAÚDE PÚBLICA COMO PRIORIDADE


ree

A participação de Carlos Oliveira não se limitou à observação; ela gerou uma ação concreta para a comunidade. Aproveitando seu "mandato" temporário, Carlos priorizou a saúde pública do município. Seu foco resultou na elaboração de um ofício que demanda melhorias na distribuição de fichas no Posto da Olaria, que atende a vários bairros, incluindo ABC e Galinha D'água. Carlos identificou que a falta de uma distribuição fixa por local prejudica os moradores e o objetivo do ofício é garantir uma "distribuição justa e um acesso mais organizado ao atendimento", provando o valor do projeto na identificação e solução de problemas.

O ofício que eu tô mandando é referente ao posto da Olaria, que abrange Cercado Grande, Galinha D'água, entre outros bairros. Não tem uma distribuição de fichas X para cada local, né? Vamos citar, por exemplo, se for 32 fichas por dia, se vier mais pessoas da Galinha D'água, então, o posto da Olaria em si vai perder ou vai esperar por uma nova marcação. Então, o que eu estou colocando em pauta hoje é isso. - afirmou Carlos.

Aproveitando a imersão na rotina parlamentar, Rony Cunha demonstrou sensibilidade às pautas urgentes ao levantar a questão da fila de espera para crianças neurodivergentes na Clínica da Criança do município. Ele compreendeu que a demora no atendimento e nas terapias necessárias para o desenvolvimento dessas crianças é uma angústia central para as famílias de Moreno.


ree

A jornada de Rony Cunha e Carlos Oliveira na Câmara Municipal de Moreno confirmou que a atuação parlamentar é marcada pela dedicação intensa e pela conexão direta com as necessidades dos cidadãos. Os jovens deixaram o gabinete com a certeza de que o mandato é uma ferramenta poderosa para a defesa dos interesses populares e com um grande "aprendizado" sobre a dinâmica do poder público.


 
 
 

Comentários


bottom of page